Processo de formação de palavras - composição

Dentre os processos de formação de palavras que mais usamos está a derivação e a composição. São processos comuns no dia a dia e que não devemos desprezar quando o assunto é escrever um bom texto. Isso porque na leitura de uma coletânea podem aparecer palavras que não conhecemos, mas se dominarmos o processo usado e sua formação, poderemos aprender seu sentido. Além disso, nas provas de vestibulares e, principalmente de concursos públicos, ainda é comum este tipo de questão.

Composição - processo de formação de palavras

A composição ocorre sempre que uma palavra é formada pela junção de dois ou mais radicais. São dois os tipos de composição:
  • justaposição: quando os radicais formadores da nova palavra não sofrem modificações. Por convenção ortográfica, há palavras em que os elementos de composição são grafados unidos (passatempo, televisão), outras em que os elementos aparecem unidos por hífen (quinta-feira, amor-perfeito) e há ainda palavras que preservam sua autonomia gráfica (Roberto Carlos, fim de semana, meio ambiente).
  • aglutinação: quando os radicais formadores da nova palavra sofrem modificações (as alterações podem ocorrer em um ou em todos os radicais formadores da palavra): aguardente (água + ardente), vinagre (vinho + acre), planalto (plano + alto), fidalgo (filho + de + algo), etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.